quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Entenda como funciona a temporada do basquete da NCAA


Neste mês de março o principal evento dos esportes americanos é o March Madness, torneio que envolve as principais universidades do país. E junto com o evento surgem algumas dúvidas das pessoas que começaram a acompanhar o basquete da NCAA há pouco tempo. Nesse texto iremos resumir como é a temporada, como as equipes se classificam para o March Madness e muito mais.

TEMPORADA REGULAR

Não existe um número padrão de jogos para cada equipe durante a temporada regular. Cada equipe joga em média 30 jogos na temporada regular. Esse número pode variar dependendo da conferência da universidade e dos números de jogos fora da conferência. A temporada regular de cada equipe é dividida em jogos non-conference e jogos dentro da conferência. Os non-conference games geralmente acontecem no início da temporada, mas também podendo acontecer na intertemporada. Cada equipe enfrenta seus adversários de conferência duas vezes, sempre uma em casa e uma fora.

PLAYOFFS DE CONFERÊNCIA

Após a temporada regular cada conferência tem o seu torneio mata-mata (menos a Ivy League e a Great West) para definir o campeão e quem vai direto ao March Madness (explicaremos isso mais para a frente). Não existe um formato padrão para os playoffs, afinal existem conferência com mais universidades e outras mais enxutas. A única coisa em comum no mata-mata é que todas as equipes da conferência participam do torneio, ou seja, é possível que uma equipe que não tenha ganho nenhum jogo na temporada regular ganhe o torneio.

MARCH MADNESS

O torneio foi criado em 1939 e idealizado pelo ex-treinador de Ohio State, Greg Olsen. Realizado principalmente em março o torneio, também conhecido como Big Dance, é um dos mais importantes da terra do Tio Sam.

Um total de 68 equipes se classificam para o March Madness, desses, 31 garantem vaga direta por serem campeões de suas respectivas conferências. As outras 37 equipes participantes do torneio serão escolhidas pela Comissão de Seleção, que você vai conhecer agora.

Comissão de Seleção

Formada por dez membros, a Comissão é composta por diretores atléticos e comissários de conferência de toda a Division I. A Comissão é escolhida para garantir que todas as conferências do país sejam representadas no torneio. O atual presidente da Comissão é o diretor atlético de Connecticut, Jeff Hathaway.

Regiões

Após a escolha das 68 equipes participantes, o torneio é dividido em quatro regiões. Os nomes das Regiões variam de ano para ano, dependendo dos locais em que acontecerão as finais regionais. Por exemplo, em 2011, as Regiões foram East, West, Southwest e Southeast. Após o First Four (leia abaixo), teremos 16 equipes em cada região, e em cada uma delas as equipes serão numeradas como cabeças-de-chave de #1 a #16.

First Four

Das 68 equipes que entram no torneio, devem sobrar 64 para começar o mata-mata direto. Então, as 8 equipes com pior aproveitamento durante a temporada se enfrentam em uma rodada de mata-mata, conhecida como First Four. As 4 equipes vencedoras desta fase se juntam as outras 60 equipes e partir daí começa a luta pelo título.


Final Four

Após algumas fases do mata-mata restarão quatro equipes ainda vivas no torneio e elas farão o Final Four. O Final Four é sempre disputado em um local escolhido antes do início da temporada, o que dá a chance de uma equipe poder decidir em casa. O Final desse ano será disputado no Mercedes-Benz Superdome em New Orleans. Geralmente as semifinais são disputadas em um sábado e a grande decisão em uma segunda-feira, a exemplo deste ano.


NIT (National Invitation Tournament)

A NIT é um torneio também disputado entre março e abril e envolve 32 equipes em um mata-mata. Essas 32 equipes são aquelas que não tiveram um aproveitamento suficiente para ir ao March Madness, e receberam um convite da NCAA. Muitos consideram esse torneio com um ''torneio de consolação''. As finais da NIT acontecem anualmente no Madison Square Garden, em Nova York. O atual campeão do torneio é a equipe de Wichita State que derrotou Alabama na final por 66 a 57.


Se após essa breve publicação você ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta na caixa de comentários que rapidamente responderemos ! Você também pode enviar sua dúvida para o nosso twitter, o @NCAA_Brasil.

Butler vence Wright State e avança nos playoffs da Horizon


Nesta terça-feira começaram os playoffs da conferência Horizon League e o principal destaque foi o duelo entre Butler e Wright State. Os Bulldogs que chegaram as últimas duas finais de Final Four, se vêem agora ameaçado, já que a única chance de ir ao March Madness é vencendo a conferência.

E Butler estreou com o pé direito nos playoffs, vitória sobre os Raiders por 70 a 52, com direito a 25 pontos do pivô Andrew Smith, um dos principais destaques da equipe até aqui. Agora os Bulldogs terão pela frente a equipe de Milwaukee, que bateu também nesta terça o time de Illinois-Chicago por 68 a 55. O jogo será na próxima sexta-feira.

Outros dois jogos também aconteceram ontem. Detroit bateu Loyola por 80 a 71, enquanto Youngstown State venceu Green Bay por 77 a 60, os vencedores também se enfrentaram na sexta. Lembrando que Valparaiso e Cleveland State só entram nos playoffs na fase semifinal pois foram as duas melhores equipes da conferência.

Confira o chaveamento:


(3) DetroitDetroit 80, Loyola 71(10) Loyola(6) YSUYSU 77, Green Bay 60(7) Green Bay(4) MilwaukeeMilwaukee 68, UIC 55(9) UIC(5) ButlerButler 70, WSU 52(8) WSU
(3) Detroit
(6) YSU(4) Milwaukee

(5) Butler
(2) CSU
 (1) Valparaiso 
 
 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NFL Scounting Combine

O NFL Scounting Combine ocorreu em Indianápolis entre os dias 22 e 28 de Fevereiro. O combine é o evento promovido pela NFL onde as comissões técnicas das 32 equipes têm a oportunidade de analisar os principais candidatos ao draft do ano.

Os atletas recém saídos das universidades passam por entrevistas com os técnicos, testes psicológicos, exames médicos, onde são pesados e medidos, e treinamentos físicos e específicos para sua posição. O Combine pode melhorar ou piorar a posição do jogador no draft, dependendo da sua performance durante o evento.

Os nomes mais badalados para o draft que ocorrerá no próximo dia 26 de Abril são: Andrew Luck (QB Stanford), Robert Griffin III conhecido como RG3 (QB de Stanford), Matt Kalil (OT de USC), Justin Blackmon (WR de Oklahoma State), Morris Claiborne (CB de LSU), Courtney Upshaw (DE de Alabama) e Trent Richardson (RB de Alabama).

Porém, após o Combine alguns jogadores se destacaram e podem aparecer como surpresa no draft. Por outro lado outros não tiveram um bom desempenho e podem acabar caindo no draft.

Este ano o running back de Miami, Lamar Miller fez o melhor tempo na corrida de 40 jardas, o 40 yd dash. Miller marcou 4.40 segundos e deixou todos de olho no RB. Ele agora é considera o 2º melhor RB no draft deste ano, atrás de Trent Richardson de Alabama.

Dontari Poe, Defensive Tackle de Memphis foi outra surpresa no Combine, considerando sua velocidade e agilidade para seu tamanho e peso (quase 157kg). Poe marcou 4.98 segundos no tiro de 40 jardas. Além disso, foi de longe o melhor nas repetições de levantamento de peso.

Quem mais melhorou seus status no draft foi o Wide Receiver de Georgia Tech, Stephen Hill. O WR correu em 4:36 segundos as 40 jardas e ainda teve a melhor recepção do combine, em um mergulho para um passe longo. Hill não teve grandes números na universidade porque seu time era voltado para o jogo corrido, mas com certeza o Combine ajudou a colocá-lo entre os principais WR deste ano.

O Line Backer de Alabama, Courtney Upshaw é considerado uma das 15 primeiras escolhas do draft deste ano. Porém durante o Combine, Upshaw não participou do tiro de 40 jardas e não mostrou ser um LB explosivo como nos anos da universidade.

Se Stephen Hill teve uma ótima atuação no Combine, outros dois WRs que estão entre os 5 melhores deste ano, deixaram os olheiros da NFL preocupados. Mohamed Sanu de Rutgers fez 4.67 segundos no tiro de 40 jardas, o que é considerado ruim para um jogador que pode ser uma ameaça para longos lançamentos. Kendall Wright foi o principal alvo de Robert Griffin III em Baylor. Por isso era esperado uma grande atuação dele. Porém, seu baixo tempo no tiro de 40 jardas (4.61 segundos) e suas medidas, não foram vistas com bons olhos pelos olheiros. Wright, foi medido em 5’10” (pouco menos que 1,80m) o que preocupa para um bloqueio eficiente para o jogo corrido.


RG3 e Luck durante o Combine

O Combine das principais estrelas do draft deste ano, Andrew Luck e Robert Griffin III, não foi completo. Ambos participaram das entrevistas e dos treinamentos de corrida, força e agilidade, mas não lançaram sequer uma bola. Como é comum entre os principais prospectos, Luck e RG3 organizarão treinamentos individuais, os chamados “pro day”. Todos os times, assim como a impressa, são convidados para este workout, onde o QB faz alguns exercícios mostrando sua agilidade, mecânica e precisão nos arremessos.

Os dois quarterbacks impressionaram todos, tanto nas entrevistas quanto nos treinamentos físicos. Durante as entrevistas ficou claro a diferença de comportamento entre eles.

Luck é tímido e humilde. Ficou desconfortável nas vezes que precisou falar de si mesmo. Griffin é muito carismático e se sente confortável em ser o centro das atenções. Afirmou ser o melhor QB do draft deste ano.

A maior crítica que Luck sofria foi por água abaixo durante o Combine. Luck sempre foi considerado um QB que se movimenta pouco e com poucas qualidades atléticas. Porém, seus números no Combine foram comparados aos de Cam Newton no evento do ano passado. E Newton, que foi o número 1 do draft de 2011, é considerado um QB extremamente atleta, ágil e que corre bastante com a bola. Luck ficou entre os 5 melhores em cada workout que participou.

No tiro de 40 jardas, RG3 teve o melhor tempo entre os QBs com 4.41 segundos e Luck teve o 4º tempo com 4.67 segundos. No pulo vertical foi a mesma coisa. RG3 teve também a melhor marca e  Luck a 4ª. Já no salto em distância, Luck teve a melhor marca entre os QBs e RG3 a terceira.

Griffin é criticado por ser um qb que opta primeiro por correr com a bola antes de pensar no lançamento. Em uma das entrevistas, RG3 disse que deve ser considerado também como um QB de pocket e que se sente um armador de basquete onde sempre procura dar assistências para os RBs ou para os WRs.

Como o Indianápolis Colts possui o direito à primeira escolha do draft as perguntas sobre Peyton Manning foram inevitáveis, já que a permanência do único 4 vezes MVP da história da NFL no time ainda não está definida.
Luck sempre disse que Manning foi seu ídolo na infância e que espera aprender muito com o QB se for escolhido pelos Colts. Já RG3 disse que irá competir pela posição de titular com Manning. Mas na sequencia explicou que ficaria orgulhoso em ser seu reserva.

O Pro Day de Griffin será dia 21 de Março e Luck terá o seu no dia seguinte. Uma vez que os pro days são organizados pela equipe do atleta, é pouco provável que alterem suas posições no draft. Os analistas americanos consideram como certo que Luck será a primeira escolha do draft e Griffin o segundo escolhido considerando que o St. Louis Rams trocará o pick. 

Jogo da Division II é decidido a seis décimos do fim

Pela Division II se enfrentavam nesta sexta-feira os rivais Cal Poly Pomona e Cal State Dominguez Hills, em jogo válido pela última rodada da temporada regular. Cal Poly se saiu vitoriosa por 60 a 58 após duas prorrogações, mas a questão é como acabou esse jogo.

Perdendo por 57 a 55, Cal State conseguiu uma cesta de três com Robert Willhite a exatos seis décimos do final, o que aparentava que a vitória seria de Cal State. Mas o praticamente impossível aconteceu. O armador Mitchel Anderson acerta uma cesta do meio da quadra para causar a explosão da torcida de Cal Poly, 60 a 58 para os Broncos.

Veja o vídeo abaixo: Ir para a marca de 2:25 para assistir o lance final.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Syracuse vence UConn e garante o título da temporada regular da Big East


Neste sábado, Syracuse garantiu o título da Big East, pelo menos da temporada regular, ao vencer os Huskies pelo placar de 71 a 69. Dentro da conferência, Syracuse tem 16 vitórias e apenas uma derrota não podendo mais ser alcançado por Marquette, que está três jogos atrás.

O primeiro tempo da partida parecia mostrar que os Orange não teriam tanto trabalho para vencer UConn, Kris Joseph comandou a equipe para abrir uma vantagem de 43 a 29 no intervalo. Mas o segundo tempo veio e junto com ele vieram os Huskies que melhoraram de produção e tiraram uma desvantagem de 17 pontos para empatar o jogo em 69 a 69 a meio minuto do final.

Faltando 27 segundos para o final, C.J. Fair errou a bandeja mas o brasileiro Fab Melo pegou o rebote e foi pra enterrada para dar a vitória aos Orange por 71 a 69. UConn ainda teve uma última posse de bola, mas o chute de Roscoe Smith foi bloqueado por Fair a três segundos do final para garantir a vitória de Syracuse.

Kris Joseph liderou os Orange com 21 pontos e foi o cestinha da partida. O brasileiro Fab Melo, autor da enterrada da vitória, marcou 11 pontos e pegou nove rebotes. Pelo lado dos Huskies, Andre Drummond teve mais um bom desempenho e anotou um double-double com 17 pontos e 14 rebotes, Jeremy Lamb ainda acrescentou mais 19 pontos.

Com a derrota, UConn caiu para a nona posição da Big East e sua única chance de ir ao March Madness é ganhar a conferência. Os Huskies ainda tem dois jogos a cumprir antes de encerrar sua participação na temporada regular. Se houver a confirmação dessa nona colocação da equipe, UConn estrearia na primeira rodada dos playoffs contra DePaul. Já os Orange, que tem apenas o jogo contra Pittsburgh, estreará nos playoffs apenas na terceira rodada.


Classificação da Conferência Big East

EQUIPECONF WLWL TOTAL
# 2 Syracuse16-129-1
# 10 Marquette13-324-5
# 18 Notre Dame12-420-9
# 8 Georgetown11-521-6
Cincinnati10-520-8
South Florida10-517-11
# 17 Louisville9-621-7
Seton Hall8-919-10
Connecticut7-917-11
West Virginia7-917-12
St. John's6-1013-16
Rutgers5-1113-16
Pittsburgh4-1115-13
Villanova4-1211-17
Providence3-1314-15
DePaul2-1411-17