TEMPORADA REGULAR
Não existe um número padrão de jogos para cada equipe durante a temporada regular. Cada equipe joga em média 30 jogos na temporada regular. Esse número pode variar dependendo da conferência da universidade e dos números de jogos fora da conferência. A temporada regular de cada equipe é dividida em jogos non-conference e jogos dentro da conferência. Os non-conference games geralmente acontecem no início da temporada, mas também podendo acontecer na intertemporada. Cada equipe enfrenta seus adversários de conferência duas vezes, sempre uma em casa e uma fora.
PLAYOFFS DE CONFERÊNCIA
Após a temporada regular cada conferência tem o seu torneio mata-mata (menos a Ivy League e a Great West) para definir o campeão e quem vai direto ao March Madness (explicaremos isso mais para a frente). Não existe um formato padrão para os playoffs, afinal existem conferência com mais universidades e outras mais enxutas. A única coisa em comum no mata-mata é que todas as equipes da conferência participam do torneio, ou seja, é possível que uma equipe que não tenha ganho nenhum jogo na temporada regular ganhe o torneio.
MARCH MADNESS
O torneio foi criado em 1939 e idealizado pelo ex-treinador de Ohio State, Greg Olsen. Realizado principalmente em março o torneio, também conhecido como Big Dance, é um dos mais importantes da terra do Tio Sam.
Um total de 68 equipes se classificam para o March Madness, desses, 31 garantem vaga direta por serem campeões de suas respectivas conferências. As outras 37 equipes participantes do torneio serão escolhidas pela Comissão de Seleção, que você vai conhecer agora.
Comissão de Seleção
Formada por dez membros, a Comissão é composta por diretores atléticos e comissários de conferência de toda a Division I. A Comissão é escolhida para garantir que todas as conferências do país sejam representadas no torneio. O atual presidente da Comissão é o diretor atlético de Connecticut, Jeff Hathaway.
Regiões
Após a escolha das 68 equipes participantes, o torneio é dividido em quatro regiões. Os nomes das Regiões variam de ano para ano, dependendo dos locais em que acontecerão as finais regionais. Por exemplo, em 2011, as Regiões foram East, West, Southwest e Southeast. Após o First Four (leia abaixo), teremos 16 equipes em cada região, e em cada uma delas as equipes serão numeradas como cabeças-de-chave de #1 a #16.
First Four
Das 68 equipes que entram no torneio, devem sobrar 64 para começar o mata-mata direto. Então, as 8 equipes com pior aproveitamento durante a temporada se enfrentam em uma rodada de mata-mata, conhecida como First Four. As 4 equipes vencedoras desta fase se juntam as outras 60 equipes e partir daí começa a luta pelo título.
Final Four
Após algumas fases do mata-mata restarão quatro equipes ainda vivas no torneio e elas farão o Final Four. O Final Four é sempre disputado em um local escolhido antes do início da temporada, o que dá a chance de uma equipe poder decidir em casa. O Final desse ano será disputado no Mercedes-Benz Superdome em New Orleans. Geralmente as semifinais são disputadas em um sábado e a grande decisão em uma segunda-feira, a exemplo deste ano.
NIT (National Invitation Tournament)
A NIT é um torneio também disputado entre março e abril e envolve 32 equipes em um mata-mata. Essas 32 equipes são aquelas que não tiveram um aproveitamento suficiente para ir ao March Madness, e receberam um convite da NCAA. Muitos consideram esse torneio com um ''torneio de consolação''. As finais da NIT acontecem anualmente no Madison Square Garden, em Nova York. O atual campeão do torneio é a equipe de Wichita State que derrotou Alabama na final por 66 a 57.
Se após essa breve publicação você ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta na caixa de comentários que rapidamente responderemos ! Você também pode enviar sua dúvida para o nosso twitter, o @NCAA_Brasil.