terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NFL Scounting Combine

O NFL Scounting Combine ocorreu em Indianápolis entre os dias 22 e 28 de Fevereiro. O combine é o evento promovido pela NFL onde as comissões técnicas das 32 equipes têm a oportunidade de analisar os principais candidatos ao draft do ano.

Os atletas recém saídos das universidades passam por entrevistas com os técnicos, testes psicológicos, exames médicos, onde são pesados e medidos, e treinamentos físicos e específicos para sua posição. O Combine pode melhorar ou piorar a posição do jogador no draft, dependendo da sua performance durante o evento.

Os nomes mais badalados para o draft que ocorrerá no próximo dia 26 de Abril são: Andrew Luck (QB Stanford), Robert Griffin III conhecido como RG3 (QB de Stanford), Matt Kalil (OT de USC), Justin Blackmon (WR de Oklahoma State), Morris Claiborne (CB de LSU), Courtney Upshaw (DE de Alabama) e Trent Richardson (RB de Alabama).

Porém, após o Combine alguns jogadores se destacaram e podem aparecer como surpresa no draft. Por outro lado outros não tiveram um bom desempenho e podem acabar caindo no draft.

Este ano o running back de Miami, Lamar Miller fez o melhor tempo na corrida de 40 jardas, o 40 yd dash. Miller marcou 4.40 segundos e deixou todos de olho no RB. Ele agora é considera o 2º melhor RB no draft deste ano, atrás de Trent Richardson de Alabama.

Dontari Poe, Defensive Tackle de Memphis foi outra surpresa no Combine, considerando sua velocidade e agilidade para seu tamanho e peso (quase 157kg). Poe marcou 4.98 segundos no tiro de 40 jardas. Além disso, foi de longe o melhor nas repetições de levantamento de peso.

Quem mais melhorou seus status no draft foi o Wide Receiver de Georgia Tech, Stephen Hill. O WR correu em 4:36 segundos as 40 jardas e ainda teve a melhor recepção do combine, em um mergulho para um passe longo. Hill não teve grandes números na universidade porque seu time era voltado para o jogo corrido, mas com certeza o Combine ajudou a colocá-lo entre os principais WR deste ano.

O Line Backer de Alabama, Courtney Upshaw é considerado uma das 15 primeiras escolhas do draft deste ano. Porém durante o Combine, Upshaw não participou do tiro de 40 jardas e não mostrou ser um LB explosivo como nos anos da universidade.

Se Stephen Hill teve uma ótima atuação no Combine, outros dois WRs que estão entre os 5 melhores deste ano, deixaram os olheiros da NFL preocupados. Mohamed Sanu de Rutgers fez 4.67 segundos no tiro de 40 jardas, o que é considerado ruim para um jogador que pode ser uma ameaça para longos lançamentos. Kendall Wright foi o principal alvo de Robert Griffin III em Baylor. Por isso era esperado uma grande atuação dele. Porém, seu baixo tempo no tiro de 40 jardas (4.61 segundos) e suas medidas, não foram vistas com bons olhos pelos olheiros. Wright, foi medido em 5’10” (pouco menos que 1,80m) o que preocupa para um bloqueio eficiente para o jogo corrido.


RG3 e Luck durante o Combine

O Combine das principais estrelas do draft deste ano, Andrew Luck e Robert Griffin III, não foi completo. Ambos participaram das entrevistas e dos treinamentos de corrida, força e agilidade, mas não lançaram sequer uma bola. Como é comum entre os principais prospectos, Luck e RG3 organizarão treinamentos individuais, os chamados “pro day”. Todos os times, assim como a impressa, são convidados para este workout, onde o QB faz alguns exercícios mostrando sua agilidade, mecânica e precisão nos arremessos.

Os dois quarterbacks impressionaram todos, tanto nas entrevistas quanto nos treinamentos físicos. Durante as entrevistas ficou claro a diferença de comportamento entre eles.

Luck é tímido e humilde. Ficou desconfortável nas vezes que precisou falar de si mesmo. Griffin é muito carismático e se sente confortável em ser o centro das atenções. Afirmou ser o melhor QB do draft deste ano.

A maior crítica que Luck sofria foi por água abaixo durante o Combine. Luck sempre foi considerado um QB que se movimenta pouco e com poucas qualidades atléticas. Porém, seus números no Combine foram comparados aos de Cam Newton no evento do ano passado. E Newton, que foi o número 1 do draft de 2011, é considerado um QB extremamente atleta, ágil e que corre bastante com a bola. Luck ficou entre os 5 melhores em cada workout que participou.

No tiro de 40 jardas, RG3 teve o melhor tempo entre os QBs com 4.41 segundos e Luck teve o 4º tempo com 4.67 segundos. No pulo vertical foi a mesma coisa. RG3 teve também a melhor marca e  Luck a 4ª. Já no salto em distância, Luck teve a melhor marca entre os QBs e RG3 a terceira.

Griffin é criticado por ser um qb que opta primeiro por correr com a bola antes de pensar no lançamento. Em uma das entrevistas, RG3 disse que deve ser considerado também como um QB de pocket e que se sente um armador de basquete onde sempre procura dar assistências para os RBs ou para os WRs.

Como o Indianápolis Colts possui o direito à primeira escolha do draft as perguntas sobre Peyton Manning foram inevitáveis, já que a permanência do único 4 vezes MVP da história da NFL no time ainda não está definida.
Luck sempre disse que Manning foi seu ídolo na infância e que espera aprender muito com o QB se for escolhido pelos Colts. Já RG3 disse que irá competir pela posição de titular com Manning. Mas na sequencia explicou que ficaria orgulhoso em ser seu reserva.

O Pro Day de Griffin será dia 21 de Março e Luck terá o seu no dia seguinte. Uma vez que os pro days são organizados pela equipe do atleta, é pouco provável que alterem suas posições no draft. Os analistas americanos consideram como certo que Luck será a primeira escolha do draft e Griffin o segundo escolhido considerando que o St. Louis Rams trocará o pick. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário