quarta-feira, 28 de março de 2012

Luck vs RG3 - O #1 do draft

Até semana passada, todos (me incluo nesse todos) davam como certo Andrew Luck como #1 do 2012 NFL DRAFT, porém, a mídia americana divulgou informações de que os Colts ainda não estão 100% decididos sobre a primeira escolha. Jim Irsay, dono do time de Indianápolis, havia informado que os Colts “estão em processo de análise” quando se trata de qual quarterback será o escolhido.

Em 21 e 22 de Março, foram realizados os prodays de Baylor e Stanford, onde seus jogadores candidatos ao draft deste ano demonstraram suas habilidades aos times da NFL. Mas atenções estavam voltadas para os dois melhores quaterbacks deste draft: Robert Griffin III (Baylor) e Andrew Luck (Stanford). E parece que os prodays ajudaram a aumentar a dúvida na escolha.

RG3 durante o workout de Baylor

Griffin fez um workout de 30 minutos no ginásio de Baylor, com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre olheiros e imprensa. RG3 não correu o 40-yard dash e não fez levantamentos de peso, mas efetuou vários lançamentos saindo de formação de shotgun e under center. Os lançamentos acurados, inclusive os mais longos, impressionaram a todos. Apenas alguns passes não foram agarrados, mais por drops dos recebedores do que por erro do quarterback.

Além de confirmar suas qualidades atléticas, o treinamento reforçou seu lado carismático e de showman. Estes foram percebidos desde as roupas de treinamento (os calções chamativos do time de basquete de Baylor) até a música tocada durante o evento. Os espectadores ficaram satisfeitos com a forma descontraída com que Griffin comandou o treinamento incentivando seus ex-colegas de time e até mesmo quando cometeu pequenos erros nos passes. A postura confiante de RG3 continuou após os exercícios, onde declarou que estava relaxado durante o workout porque não tinha nada a provar e que ficaria muito feliz e orgulhoso de ser escolhido pelos Redskins na segunda escolha do draft, se estiver disponível até lá.

Deixando as declarações de lado, a verdade é que Griffin fez um excelente workout onde fez sequências fantásticas de lançamentos, mostrando rapidez e ótimo footwork. Sua qualidade mais notada, o braço forte, também foi testada nos passes longos e a conclusão foi que sua precisão é constante. Os passes continuaram precisos em diferentes tipos de lançamento.

Andrew Luck durante o workout de Stanford

No dia seguinte foi a vez de Andrew Luck mostrar suas qualidades para as equipes da NFL. Por mais estranho que pareça, os Colts mandaram apenas o seu técnico de quarterbacks para o proday de Stanford, enquanto que o dono e o head coach dos Redskins, que após a troca com os Rams tem a segunda escolha, marcaram presença.

É difícil que o jogador considerado o melhor prospecto nos últimos anos melhore a avaliação a seu respeito, mas Luck conseguiu reforçar suas qualidades e mostrar que vem trabalhando nos pontos fracos. De maneira dominante, completando 45 dos 48 passes realizados, Luck mostrou sua mobilidade, antecipação, lançamentos variados, rápidos e precisos. A força no braço, que é a característica ainda criticada pelos analistas americanos, mostrou melhoras. No final do treinamento, o ex-quarterback de Stanford fez um lançamento preciso de mais de 70yds, apesar de o recebedor ter deixado a bola cair. Os treinamentos também confirmaram as habilidades atléticas, que Luck demonstrou durante o Combine, e sua qualidade de fugir de pressões da defesa. Ou seja, assim com RG3, Luck também sabe correr com a bola.

Além da constante precisão nos passes, a maior qualidade observada pelos olheiros da NFL é sua inteligência na linha de scrimmage, alterando as jogadas ofensivas de acordo com a leitura das defesas. Este fato o torna mais preparado para NFL.

Enquanto Griffin surgiu para a mídia no ano passado, Luck já era acompanhado desde o início da universidade por ser filho de um ex quarterback (da NCAA e NFL) e por jogar no ataque pro-style de Stanford. Luck é considerado o melhor prospecto a sair da universidade desde Peyton Manning em 1998. Ainda assim, RG3 venceu o prêmio Haisman (melhor jogador universitário) do ano passado.

Com o desespero dos Redskins por um quarterback, é claro que Andrew Luck e Robert Griffin III serão #1 e #2 do draft no próximo mês. Resta saber quem vai ter seu nome chamado primeiro.....


On twitter @andrehon

Nenhum comentário:

Postar um comentário